GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-FISCAIS
 

Gabriella Araújo de Oliveira

Estudante de Graduação em Direito na UFG. Bolsista PIBC/CNPQ.

Gabriella é estudante da Universidade Federal de Goiás, cursando Direito. Ela escolheu esse curso devido a um profundo incômodo diante das opressões de gênero que persistem em nossa sociedade.

Seu demonstrado empenho na defesa da igualdade e dos direitos das mulheres a levou a se envolver na coordenação do grupo feminista da faculdade, conhecido como "Promotoras Legais Populares". Nesse grupo, ela auxiliou na promoção de cursos, participou de entrevistas em rádio e na TV UFG.

Além disso, também se voluntariou no projeto "Lar", que tem como objetivo garantir assistência jurídica e psicológica para mulheres em situação de vulnerabilidade. Ela acredita que as opressões de gênero, mesmo que muitas vezes passem despercebidas ou sejam banalizadas no dia a dia, têm um impacto negativo desproporcional na vida das mulheres, especialmente quando consideramos as interseções de raça e classe social. Nesse contexto, ela se envolveu em pesquisa sobre gênero e tributação, investigando esses viéses implícitos de discriminação sob uma perspectiva interseccional.

Percebeu que o tema da tributação e gênero pode ser um meio eficaz de demonstrar, por meio de dados sólidos e rigor acadêmico, como  o atual sistema tributário pode refletir consequências desfavoráveis para as mulheres, principalmente quando analisado sob a lente das diferenças de classe social e raça. Em sua trajetória, ela está comprometida em contribuir para a mudança feminista no campo do Direito brasileiro. Atualmente, é bolsista PIBIC/CNPQ, atuando em pesquisa sobre gênero e tributação, sob a orientação de Francisco Tavares e Luiza Machado.