GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-FISCAIS
 

 

 

Notícias

10  de novembro de 2025 -  Observatório Brasileiro do Sistema Tributário, projeto vinculado ao GESF, lança nota sistematiza como OCDE, FMI e Banco Mundial tratam a precificação de carbono, com base exclusiva em um levantamento e classificação próprios. Diferenciamos como cada organização oferece suporte a formuladores de políticas (ferramentas analíticas e recomendações), resumimos evidências sobre impactos de carbon taxes (macroeconômicos, setoriais, distributivos e ambientais), mapeamos tendências e comparamos com instrumentos alternativos (ETS, subsídios, regulação). Acesse aqui

 

 

10 de novembro de 2025 - Pesquisa do Observatório Brasileiro do Sistema Tributário, projeto vinculado ao GESF, é destaque no Jornal Folha de São Paulo. A mais recente nota técnica do OBST, que traz uma revisão de literatura de escopo sobre 201 documentos produzidos pela OCDE, pelo FMI e pelo Banco Mundial, foi objeto de matéria da Folha na edição de hoje. A pesquisa levantou as avaliações e recomendações destes organismos multilateriais em relação à precificação das emissões de gases de efeito estufa. Conclui-se que tributos tendem a produzir melhor resultados do que mercados de créditos de carbono. A matéria pode ser lida aqui

 

 

 

 

6 de novembro de 2025 - O coordenador do GESF, Francisco Tavares, participou, como painelista, da edição de 2025 do evento Pensar Brasil. O seminário aconteceu em Brasília, no auditório do Tribunal de Contas União e contou com a presença de ministros, parlamentares, lideranças das sociedade civil e intelectuais. Em sua palestra, o professor Francisco tratou da necessidade socioeconômica e da viabilidade política de tributos globais. 

 

1o de novembro de 2025 - O programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas de UFG, em parceria com a OAB/GO e a PGE/GO, realizou, entre 30 e 31 de outubro, o evento Tributação e Transformação. Temas como federalismo fiscal, transação tributária e os desafios após a promulgação da EC 132/2023 foram discutidos. O coordenador do GESF, Francisco Tavares, participou de uma mesa e proferiu palestra sobre o Imposto Seletivo e sua regulamentação pela LC 214/2025. 

 

 

 

 

21 de outubro de 2015 - GESF lidera pesquisa inédita sobre atitudes, opiniões e comportamentos de stakeholders privados e gestores públicos sobre a reforma tributária. Com apoio do governo de Goiás e uma equipe interdisciplinar composta por pesquisadores da economia, da ciência política e do direito, o inédito levantamento medirá as perspectivas de CEOs, CFOs, secretários de economia e gestores fazendários quanto à EC 132, com ênfase nas decisões sobre alocação de investimentos, no contencioso administrativo, na preparação corporativa e governamental para o IBS/CBS e nas expectativas quanto aos recursos do FNDR e do FCBF. Francisco Tavares e Pedro Mundim, pesquisadores do GESF, lideram os trabalhos.

 

20 de outubro de 2025 - Observatório Brasileiro do Sistema Tributário, projeto ligado ao GESF, participa de evento internacional sobre tributação e mudanças climáticas na Unicamp. O Observatório Brasileiro do Sistema Tributário atuou na organização do evento Climate for Change, que reuniu pesquisadores(as) e ativistas de diversos países na Unicamp entre 13 e 14 de outubro de 2025. O evento foi liderado pela ONG Tax Justice Network, pela ONG Transforma e pelo Departamento de Economia da Unicamp. Francisco Mata Machado Tavares, coordenador do GESF e Flávio Batista, pesquisador do nosso projeto, proferiram palestras. Os vídeos do evento podem ser encontrados aqui.