GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-FISCAIS
 

 

 

Bruno Vilarinho Pires

Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (2012). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2022). Atualmente, é Auditor Fiscal da Receita Estadual do Maranhão. Mestrando em Direitos Humanos na UFG.

Bruno Vilarinho Pires é mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás; especialista em Administração Pública (2018); bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2022); e bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é Auditor Fiscal da Receita Estadual do Maranhão exercendo a função de Autoridade Julgadora de Primeira Instância do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais - TARF.

Em sua trajetória acadêmica e profissional, busca o conhecimento de forma holística, com foco nas correlações decorrentes da interdisciplinaridade. Compreende, portanto, que o estudo das finanças públicas deve ser norteado para além do positivismo jurídico estabelecido tradicionalmente nas disciplinas de Direito Financeiro e Tributário, objetivando identificar como as políticas fiscais conduzidas pelo Estado, bem como sua estrutura tributária, afetam consideravelmente as relações sociais de sua população, sendo instrumento precípuo para a efetivação dos direitos humanos aos diversos grupos sociais por meio da manutenção e aprimoramento dos gastos fundamentais, de implementação de políticas públicas, de disponibilização de serviços à população, da condução do ambiente econômico, de incentivo à pesquisa e desenvolvimento, e de investimentos públicos.