GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-FISCAIS
 

Notícias

1o de julho de 2024 -  Pesquisa sobre o Imposto Seletivo elaborada pelo Observatório Brasileiro do Sistema Tributário, projeto do GESF/UFG, com apoio do Sindifisco Nacional, ganha grande destaque em veículos de comunicação no Brasil. O trabalho foi divugado por órgãos de imprensa como Estadão, Portal Terra e TV Globo Amazônia. Clique nas figuras abaixo para ter acesso ao conteúdo.

 

Portal Terra

 

TV Globo Amazônia

 

Jornal O Estado de São Paulo

 

 

Jornal Correio da Manhã

 

 

1o de julho de 2024 - Jornal O Estado de São Paulo menciona, em editorial,  crítica de coordenador do GESF, Francisco Tavares, à falta de um imposto sobre emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Confira:

 

 

1o de julho de 2024 - Coordenador do GESF participa de duas audiência públicas na Câmara dos Deputados. Francisco Mata Machado Tavares, coordenador do GESF/UFG, participou entre 24 e 25 de junho de 2024, de audiências públicas na Câmara dos Deputados. As sessões foram promovidas pelo Grupo de Trabalho que trata do PLP 68/2024, voltado à regulamentação da Reforma Tributária. Francisco Tavares tratou do Imposto Seletivo e da tributaçã sobre emissões de gases de efeito estufa. As participações podem ser conferidas nos vídeos abaixo:

 

1o de julho de 2024 - Observatório Brasileiro do Sistema Tributário, projeto do GESF/UFG, em parceria com o Sindfisco Nacional, lança estudo sobre o Imposto Seletivo. A pesquisa, realizada a propósito da iminente implementação de um Imposto Seletivo no Brasil, conforme competência instituída pela EC 132/2023, preenche uma lacuna no debate público sobre o tema. Pela primeira vez, compilam-se evidências extraídas de artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos internacionais de alto impacto. A íntegra do texto pode ser encontrada aqui.

 

 

 

 

22 de abril de 2024 - Pesquisa do Observatório Brasileiro do Sistema Tributário é destaque no jornal Folha de São Paulo. O veículo divulgou os prognósticos nada otimistas que a pesquisa "Quem foi Quem na Reforma Tributária" sugere para implementação de um "carbon tax" no Brasil.

 

18 de abril de 2024- Maria Teresa Ruas Coelho e Francisco Tavares, pesquisadores do GESF/UFG e do Observatório Brasileiro do Sistema Tributário, publicam artigo no portal Jota. O texto discute criticamente as conclusões obtidas pelo estudo "Quem foi Quem na Reforma Tributária",  identificando ambivalências na tramitação da EC 132/2023 em relação à diversidade e à inclusão.